Água de lava-jato é reutilizada no Posto Universitário de Assis, no interior de São Paulo

19/ 10

O agravamento da crise hídrica nos últimos anos fez muita gente começar a fechar as torneiras enquanto escova os dentes; diminuir o tempo no banho; reaproveitar a água da máquina de lavar, entre outras atitudes.

Na casa do revendedor ALE Ronaldo César Furlaneto, a família ficou mais consciente e incorporou novos hábitos, mantidos até hoje. Mas ele sabia que também precisava fazer diferente em seu negócio para ajudar ainda mais o meio ambiente. Foi então que surgiu a ideia de reduzir o consumo de água no lava-jato da sua revenda: o Posto Universitário de Assis, que funciona há 15 anos na cidade de Assis, no interior de São Paulo.

Na feira ExpoPostos & Conveniência 2015, Ronaldo encontrou a solução: uma máquina de reciclagem que capta e trata toda a água utilizada na lavagem dos cerca de 600 veículos atendidos mensalmente na revenda. A limpeza de cada automóvel gasta, em média, 80 litros de água. “Eu já tinha a intenção de comprar a máquina, então fui à ExpoPostos conhecer de perto o funcionamento da tecnologia. Lá mesmo eu comprei o equipamento. Gastei em torno de R$ 40 mil na aquisição e instalação da máquina, mas é um investimento que ‘se paga’ com a economia gerada. Hoje consigo tratar e reaproveitar 100% do recurso utilizado para lavar os veículos”, conta.

A iniciativa foi pioneira em Assis e, além de economia, gerou reconhecimento para Ronaldo. O revendedor venceu a campanha “Compartilhe sua atitude!”, promovida pela ALE entre os dias 13 e 25 de setembro. A proposta era que os participantes compartilhassem com a empresa uma atitude/ação praticada no dia a dia que contribui para a preservação do meio ambiente. “Para mim, economizar os recursos naturais é uma obrigação de todos. Não achei que estava fazendo nada grandioso quando adotei o reúso de água na lavagem dos veículos. No futuro acredito que isso será obrigatório a todos os postos que oferecem o serviço”, comenta. Para ele, a premiação na campanha da ALE serviu para mostrar que a sua atitude era algo muito mais relevante do que imaginava. “Vi que o Posto Universitário de Assis está no caminho certo. Toda a equipe ficou feliz com o reconhecimento, que nos incentiva a adotar novas práticas sustentáveis”, acrescenta.

Com consciência ambiental de sobra, o revendedor já se planeja para dar o próximo passo: “Tenho alguns sonhos, entre eles captar energia solar para o posto. Esse é um dos meus objetivos para o ano que vem”, adianta.

A campanha

Os participantes da campanha “Compartilhe a sua atitude!” tiveram que responder à pergunta “O que você faz pelo meio ambiente?”. As respostas foram avaliadas pelo ALE com base nos critérios adequação ao tema, inovação e aplicabilidade.

O revendedor Ronaldo César Furlaneto e o frentista Uelison Rosas dos Santos, do Posto Mário Werneck, de Belo Horizonte, venceram a campanha e ganharam 5 mil REALES, moeda do programa de fidelidade “Clube ALE”, direcionado para postos da rede e colaboradores da companhia, e um curso EAD da Academia Corporativa da ALE (3R – Reduzir, Reciclar e Reutilizar).

POSTO ALE ASSIS SP-21

POSTO ALE ASSIS SP-24

POSTO ALE ASSIS SP-60

Comente