Dica ALE em combate ao coronavírus: Como manter saúde e bem-estar durante a quarentena

29/ 06

O isolamento social, em função da pandemia de Covid-19, tem mudado a rotina de muitas pessoas. Com isso, diversos hábitos saudáveis tiveram que ser deixados de lado, como ir à academiafazer esportes em grupo ou mesmo reunir os amigos em casa.

A situação que estamos enfrentando demanda cuidados não só com a saúde física mas também com a psicológica. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para manter o bem-estar e tornar este momento um processo de aprendizado e autoconhecimento.

Apoie-se na tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o equilíbrio da saúde, principalmente mental, neste período de isolamento. Por mais que o contato pessoal não seja possível, ligações e videochamadas podem amenizar os impactos da distância entre amigos e familiares. Mantenha contato, ligue para bater um papo e ter um momento de distração.

Mantenha-se ativo

Apesar de a tecnologia ser uma aliada, evite desenvolver uma rotina sedentária. A principal dica para manter a saúde neste período é cuidar um pouco mais de você, o que significa se concentrar mais em fazer coisas que te fazem bem.

Aproveite os recursos disponibilizados gratuitamente na Internet para praticar atividades físicas, aprender uma nova língua, assistir filmes, documentários e séries. Organize a casa, livre-se do que não usa mais, recicle; enfim, tente encontrar coisas que você gosta de fazer para melhorar o seu dia. Praticar um hobby, por exemplo, é de grande ajuda.

Cuide da alimentação

Este é o momento de cuidar de si mesmo e de sua família, principalmente nas refeições. Invista em uma alimentação saudável, o que vai ajudar, inclusive, a aumentar a imunidade, melhorar o humor e o funcionamento do organismo como um todo. Já pensou em praticar novas receitas? Aproveite este período para aprender um novo prato e evite alimentar-se apenas de doces e industrializados.

Exercite a empatia

Neste período delicado, mostrar empatia e participar de ações sociais, seja doando para uma instituição de caridade ou escrevendo uma mensagem de apoio a um amigo, é fundamental para atravessarmos esses tempos difíceis da melhor forma possível.

Se você não faz parte do grupo de risco, ofereça ajuda aos seus vizinhos, que talvez não possam sair de casa. Ir ao supermercado ou farmácia por eles e orientar sobre os cuidados preventivos são bons exemplos de maneiras de oferecer assistência.

Filtre as notícias

Você, com certeza, deve ter recebido uma enxurrada de informações sobre a pandemia pelas redes sociais. Além de muitos desses conteúdos serem falsos, esses excessos podem também ser estressantes. Para manter a calma, procure entender o assunto por meio de fontes confiáveis e evite ficar pensando sobre o tema durante todo o dia.

Mantenha uma rotina ativa e saudável e lembre-se de que a situação, além de passageira, pode ser uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento.

Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e com seus colaboradores. Vamos, #TodosJuntos, combater a Covid-19!

Comente